O projecto “ Live Search Books” (LSB) da Microsoft, que visa a médio e longo prazo colocar em acesso online milhões de livros em formato digital, passou a disponibilizar, desde a semana passada, em regime experimental, já as primeiras obras. Estas podem ser acedidas através de um website em versão beta (apenas acessível nos Estados Unidos), ou através de uma categoria de busca no Windows Live Search, até que esteja concluído e incorporado à busca geral do sistema, o que está previsto acontecer na próxima Primavera. Neste período a LBS restringir-se-á a livros não protegidos por direitos de autor, e em Língua Inglesa.
A Microsoft tem estabelecido acordos com diversas bibliotecas e instituições para ter acesso às suas obras digitais ou digitalizar outras do seu acervo. No primeiro caso estão colecções da Universidade da Califórnia, da Universidade de Toronto, e da Biblioteca Britânica, e no segundo caso, de digitalização, a Microsoft tem vindo a firmar acordos com a Biblioteca Pública de Nova Iorque, a Universidade de Cornell ou o Museu Americano de Medicina Veterinária. No leque de obras abrangidas estão obras sem e com direitos de autor. As obras estarão disponíveis em formato pdf, em texto integral (as obras com direitos de autor necessitarão de anuência das editoras e/ou dos autores). Nos primeiros tempos as obras vão ser restritas à Língua Inglesa, mas numa fase posterior alargar-se-á a obras noutras Línguas.
A LBS é um serviço um serviço semelhante ao “Google Book Search”, mas pelo facto de proceder à indexação das obras, também vai possível a pesquisa a nível de assuntos (para além do título, autor, editor, ano, ISBN). Em consequência deste novo serviço, o Windows Live Academic Search (recurso que permite pesquisar textos de publicações académicas), deverá ver a sua oferta quadruplicada.
Por outro lado a Microsoft pretende ceder 150 mil livros digitalizados ao projecto Open Content Alliance ( OCA). A OCA, que conta o apoio da Yahoo, reúne diversas universidades e fundações com o objectivo de criar uma base comum de livros digitalizados acessíveis ao download e à impressão. No momento a OCA está a trabalhar na digitalização de 18 mil obras. Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e a Microsoft, Bibliotecas e o Google |